O pró-labore é a remuneração paga ao sócio que trabalha na empresa. Diferente da distribuição de lucros, ele tem INSS, IR e — em alguns regimes — peso direto no Simples Nacional.
Pró-labore é obrigatório?
Sim, se houver sócio administrador trabalhando no dia a dia. O valor mínimo é o piso da categoria ou, na ausência, o salário mínimo nacional.
"Tirar tudo como lucro é tentador, mas pode te custar a aposentadoria — e uma autuação."
Como definir o valor ideal
- Avalie a folha e a margem da empresa
- Considere o impacto no fator R (anexo V vs III no Simples)
- Pense no INSS como aposentadoria, não só como custo